Botnet A Praga da internet.

Escrito por Sr.Macclawd - -

Olá terráqueos hoje virei falar de uma coisa muito importante o auto índice  de contaminações  com botnets.


Como detectar se o seu PC é um botnet

Uma das maiores pragas electrónicas dos dias de hoje, sendo já considerada como a maior causadora e contribuidora para a maioria de fraudes online é uma rede botnet, cuja qual ninguém está livre de ver-se infectado…
Mas afinal como é que um PC se converte numa máquina de envios não autorizado? Como posso detectar e eliminar essa praga? Existe algum sintoma específico?
Não estamos para aqui a tentar resolver todos os problemas do mundo, mas estamos  sim, a tentar ajudar aqueles e aquelas utilizadores que de forma inadvertida possuem um grave problema e nem imaginam que o têm.
No fundo, uma rede de botnets é um poderoso exército adormecido e às mãos de alguém que pode (e está!) mal-intencionado, podendo causar dano a qualquer altura, não só a computadores mas à própria rede.
Um computador, doméstico ou não, não se converte sem mais nem menos num botnet, são precisos um conjunto de acções, menos cuidadosas por parte dos utilizadores, que permitem a infecção. Geralmente navegar por sites mais dúbios, a utilização de cracks, keygens e patches não oficiais são as formas mais comuns de infecção directa, pois vêm camuflados e são instalados no momento em que se correm, sem sequer dar sinal da sua instalação.
Geralmente, quando já estamos sob o «comando» de uma botnet, o nosso computador começa a apresentar sinais de lentidão para correr os programas, a largura de banda da Internet começa a cair drasticamente e o próprio computador demora mais tempo no arranque do que aquilo que seria normal.
No entanto, estes sintomas acima referidos nem sempre estão presentes, não havendo um padrão generalizado, pois caso o hacker que estiver por detrás não necessite de usar o nosso PC, este não apresentará qualquer problema.
O método mais usual para a detecção de um botnet no nosso PC consiste em fechar todas as aplicações possíveis da sua máquina e premir o conjunto de teclas CTRL+ALT+DEL para abrir o GESTOR DE TAREFAS. Uma vez dentro do gestor siga para o separador FUNCIONAMENTO EM REDE para poder examinar a actividade gerada nesse momento, tendo em conta que o maior número de aplicações está desactivado. Se a percentagem for elevada a nível de actividade então isso é muito mau sinal e medidas terão de ser tomadas, urgentemente.
Como especialistas em software, principalmente gratuito, resta-nos nada mais que recomendar o uso frequente de ferramentas de protecção, como anti-virus, firewall e/ou anti-spyware
fonte:kerodicas



Comentários