Páscoa

Escrito por Claudio Rodrigues - -

Ontem, dia 24/04, foi páscoa. Espero que todo mundo tenha comigo bastante chocolate e que o dia tenha sido ótimo.

Falando em chocolate, gostaria de te perguntar: você sabe por que os símbolos usados são um coelho e um ovo, sendo que coelho não bota ovo? Ambos são símbolos de vida. O ovo, porque é um meio pelo qual é gerada uma nova vida, e o coelho, por ser um dos animais mais reprodutores que existe.

E por que utilizar figuras que simbolizam vida? Isso não deveria ser feito no natal, que é o nascimento de Cristo? Para respondermos isso, vamos voltar um pouquinho no passado, uns dois mil e poucos anos, mais ou menos.


Tendo-o provado (o vinagre), Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Jo 19:30

A cena acima passou-se na cruz do calvário, e essa foi a última fala de Jesus antes de sua morte: "Está consumado". Mas o que está consumado? O que aconteceu que tinha que acontecer?

Cristo, durante sua vida na terra, cumpriu mais de 300 profecias a respeito do cordeiro de Deus e, ao morrer na cruz, cumpriu mais uma, a profecia que hoje nos permite sermos livres de nossos pecados.

No antigo testamento, as pessoas sacrificavam animais para pagar seus pecados, mas não podia ser qualquer animal, precisavam ser animais puros, os melhores do rebanho. Deus, por amor, entregou seu filho unigênito, puro, sem pecados, limpo em sacrifício, para que todos os pecados dos homens fossem pagos. Não somente os homens daquela época, mas também os de ontem, hoje e amanhã.


Todos os que estavam reunidos ali para assitir àquele espetáculo viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito em sinal de tristeza.

Lc 23:48

A crufixicação era um espetáculo. Um grande evento que todos queriam participar e acompanhar. Pessoas saiam de suas casas para presenciar criminosos sendo executados. Os soldados romanos queriam bater em cristo. Eles queriam ver sangue, vê-lo ferido até não aguentar mais, mas não queriam matá-lo (com as chicotadas), pois isso acabaria com seu sofrimento.

Jesus sofreu muito naquela cruz, mas em todo momento, a única coisa que pensava era: "Pai, perdoa-os, pois não sabem o que fazem (Lc 23:34)".

O povo estava ali para ver um espetáculo, para ver um mentiroso pagando por suas mentiras, mas o único espetáculo que presenciaram foi do perdão. Foi o de um homem que reconheceram ser inocente e que tinham matado injustamente, por isso foram embora tristes.

Após a morte de Cristo, passados três dias, eis que - como ele havia dito que aconteceria - ele ressuscita, vencendo a todos que não acreditaram em suas palavras. Vencendo a morte e o inferno, e garantindo a nós que também venceremos.

E esse é o verdadeiro significado da páscoa para nós cristãos: a ressurreição de Cristo e a promessa de vida eterna para todos aqueles que o aceitarem como seu salvador (por isso os símbolos usados representam VIDA). Se ainda não o fez, faça isso agora. Foi através do sangue derramado de Cristo, que Deus demostrou seu grande amor por nós.

A parte mais difícil, Ele já fez, a nossa parte, é a mais fácil e indolor.

Que Deus te abençoe.

Comentários