Oficial: primeiro paciente curado da AIDS.

Escrito por Sr.Macclawd - -



Pela primeira vez um homem foi curado da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Seu nome é Timothy Ray Brown, tem 42 anos e na realidade tinha outra preocupação com sua saúde mais importante que a AIDS, pois também padecia uma leucemia. Graças à medicação de retrovirais, a AIDS para ele se converteu em uma doença crônica, mas os esforços do Hospital Médico Universitário da Caridade em Berlim, onde fazia tratamento, estavam encaminhados livrá-lo do câncer.

Qual não foi a surpresa da equipe médica quando Brown, ao receber um tratamento consistente em um transplante de células tronco... se curou da AIDS.



Para tratar a leucemia Brown teve que sofrer um agressivo tratamento de quimioterapia que lhe deixou sem células imunes em todo seu corpo. O transplante de células tronco a que foi submetido era também uma decisão arriscada, pois ao redor de um terço dos pacientes desta intervenção não superam e falecem. A sorte para Brown é que o doador de ditas células tronco apresentava uma raríssima mutação genética que poucas pessoas têm e que lhe torna virtualmente imune ao vírus da AIDS.

Como as defesas imunológicas de Brown tinham desaparecido devido ao tratamento de quimio contra sua leucemia, as células resistentes a AIDS procedentes do doador repovoaram o organismo de Brown e três anos depois -recebeu o transplante em 2007-, sem ter tomado antirretroviral desde então, exaustivas análises demonstram que não há rastro de AIDS em seu organismo. Em poucas palavras, Timothy Ray Brown curou-se da AIDS.

É ainda cedo para estimar se o caso abre a porta para tratamentos aplicáveis a todos os afetados por esta doença. Para começar Brown sofreu muito com a quimioterapia para chegar a tal ponto, Mas o fato que passa aos anais da História da Medicina é que a AIDS pode ser sim curada. Todo um amplo leque de possibilidades combinadas se abrem para acabar com esta temida doença.

Via | AIDS map./Negócio Digital

Comentários